terça-feira, 24 de maio de 2011

Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio

Fast Five
Ação | 2011
Assistido no cinema com colegas de trabalho


Foi bastante empolgante saber que Vin Diesel estaria de volta para reeditar a dupla de sucesso com Paul Walker no primeiro filme, que estabeleceu um marco na história dos filmes de ação com carros tunados, além de mudar para sempre a indústria nacional de modificações de carros, até mesmo elevando o padrão dos acessórios que já vem de fábrica dos carros zero quilômetro.

Foi também interessante saber que haveria uma reunião de todos os participantes principais dos demais filmes da série. Fui ao cinema curioso para saber como os roteiristas haviam engendrado este encontro.

Mas foi, acima de tudo, preocupante saber que toda a ação deste quinto filme teria como cenário o Rio de Janeiro. Por experiências anteriores, nunca deu muito certo quando Hollywood tentou retratar a nossa realidade, tão diferente da deles, e mais ainda diferente do que eles imaginam que seja a nossa!

Vamos ao checklist: a) brasileiros falando português sem sotaque da terrinha? Aprovado com nota nove; b) deserto no Rio de Janeiro? Reprovado com nota zero; c) viaturas Mustang da polícia? Nota zero; d) bandidagem dos morros do Rio que se rende diante de meia dúzia de policiais gringos com cara de mau? Nota zero! E mais um filme que não passa na prova...

Deixando a verossimilhança de lado, o filme traz boas cenas de ação, mas repudia algumas leis da física com extrema naturalidade. O roteiro não traz nada de fenomenal, mas fica um clima nostálgico do primeiro filme por conta dos reencontros promovidos nesta quinta (e última?) sequência.

Apesar dos pesares, e talvez por conta desta re-união, o filme ainda sim acaba sendo melhor do que os três últimos da série, só perdendo para o primeiro mesmo.

Ainda em tempo: senti falta de mais cenas com os carros...


Para assistir em: cinema, para os fãs da série, e DVD, para os demais. 
Para assistir com: amigos que curtam filmes de ação e carros.
Batatômetro: Bom


Nenhum comentário:

Postar um comentário