domingo, 24 de abril de 2011

Tetro

Tetro
Local: Cinesesc - Mostra Melhores Filmes 2011




Fui assistir ao filme sem saber praticamente nada sobre ele.. é algo que sempre gosto de fazer para ter a surpresa de descobrir a história aos poucos...

E foi muito bom ter feito isto.. não sei se lesse sobre o filme acabaria assistindo.. De qualquer forma, estava na mostra Melhores Filmes de 2010 lá no Cinesesc e, por isto, as chances de ser um filme ruim eram poucas.

E realmente não é ruim não.. mas também não é daqueles filmes que você se emociona e que se lembra por um tempão ... mas é um bom filme. Um pouco dramático demais.. acho que se Coppola tivesse poupado uma parte dos dramas na história, talvez o filme ficasse mais leve e melhor.

O grande lado positivo do filme é a qualidade das imagens. Atualmente é muito difícil vermos filmes com fotografias extremamente artísticas como em Tetro. A maior parte do filme é apresentada em PB e só algumas cenas são coloridas... O resultado é uma fotografia linda que mostra Buenos Aires de uma forma ímpar, com um ar clássico..e é até uma surpresa percebermos que a história acontece nos dias atuais (2009).

Tetro conta a história de um escritor que, traumatizado pelo relacionamento problemático com o pai, foge para Buenos Aires. Lá ele tenta esquecer todo o seu passado e começar uma nova vida mas é forçado a encarar o seu passado quando o seu irmão mais novo Benjamin também foge e vai atrás dele na Argentina. Benjamin descobre um livro inacabado de seu irmão que conta todo o relacionamento conturbado de Tetro com seu pai e o desenrolar da história explica tudo o que acontece no filme.

Mas a história é tão dramática que fica difícil nos reconhecermos e nos emocionarmos com o enredo.. de qualquer moda, a história é apresentada de uma forma muito artística e bonita, o que prende a atenção durante todo o filme. As cenas são realmente muito bonitas e o ator que faz Benjamin (Alden Ehreinreich) é simplesmente lindo e vale a pena ver o filme só para ficar ali vendo ele.. tudo!



Agora o fillme tem outro lado bem negativo: é irritante e surreal o clima mambembe das pessoas que vivem em Buenos Aires.. Achei muito forçado e, de verdade, bem bobo e datado. E dá pena também ver Carmen Maura desperdiçada num papel totalmente secundário e inexpressivo.

Tirando estes pontos, Tetro é um filme interessante e que entretém.. mas pode ter certeza que dentro de um ou dois dias, será completamente esquecido.


Para assistir em: DVD (já saiu de cartaz)
Para assistir com: amigos ou família
Batatômetro: Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário