sábado, 9 de abril de 2011

The Hours

Nicole Kidman, Juliane Moore e Meryl Streep, protagonistas de "As Horas"


Fazia uns 8 anos que tinha assistido ao filme "As Horas" no cinema.. Recentemente li, pela primeira vez, um livro de Virginia Woolf, o próprio "Mrs Dalloway" no qual o filme foi inspirado e resolvi reassistir ao filme, agora sob o olhar de quem leu o livro. E o resultado foi incrível !

Na época, lembro de ter gostado muito do filme e, inclusive, acabei até comprando-o numa destas promoções de DVD's. Estava com um pouco de receio de assistir pois é sempre uma aventura rever um filme que você gostou muito no passado.. muitas vezes, ele não faz mais sentido, parece datado, coisas do tipo.. mas nada disto se aplica ao "As Horas".

Com um dos melhores elencos que um filme poderia ter: Nicole Kidman, Juliane Moore e Meryl Streep nos papéis principais e atrizes como Toni Colette e Clare Danes como coadjuvantes, toda a responsabilidade do filme se transformar numa obra de arte do cinema recai sobre o diretor e o roteirista. Mas fico feliz em dizer que ambos fizeram um excelente trabalho.

Trailer do filme


O filme mostra, de uma maneira sensível e bem sutil, toda a angústia reprimida da personagem criada por Virginia Wools, Mrs. Dalloway, em três histórias paralelas influenciadas pelo livro: a da própria Virginia enquanto escrevia o livro, a de Laura, uma dona de casa nos anos 50 em uma crise existencial semelhante à personagem do livro e a de Clarissa, uma mulher nos dias atuais que, como a personagem do livro, planeja uma festa.

A forma que o diretor encontrou para passar a mensagem do filme sem recriar literalmente um filme sobre o livro tornou toda a história muito mais interessante. Para um conteúdo mais denso, o filme utilizou alguns fatos da vida real de Virginia Woolf, como o sofrimento com sua doença e o seu suicídio. E isto foi, sem dúvidas, um golpe de mestre. Lendo o livro, ficamos perturbados mas intrigados com o que seria a mensagem do livro. Com o filme, temos a mesma sensação mas sob uma diferente perspectiva, justamente por incluir detalhes da vida de Virginia que têm tudo a ver com a história.

Virginia Woolf

Fiquei muito impressionado com o texto da carta de suicídio que é apresentado no filme e fui pesquisar na internet para ver se ele é verdadeiro ou não e, pelo que percebi, é sim. Ela deixou esta mensagem para o seu marido quando saiu para se afogar no rio:

'Dearest, I feel certain I am going mad again. I feel we can't go through another of those terrible times. And I shan't recover this time. I begin to hear voices, and I can't concentrate. So I am doing what seems the best thing to do. You have given me the greatest possible happiness. You have been in every way all that anyone could be. I don't think two people could have been happier till this terrible disease came. I can't fight any longer. I know that I am spoiling your life, that without me you could work. And you will I know. You see I can't even write this properly. I can't read. What I want to say is I owe all the happiness of my life to you. You have been entirely patient with me and incredibly good. I want to say that - everybody knows it. If anybody could have saved me it would have been you. Everything has gone from me but the certainty of your goodness. I can't go on spoiling your life any longer.
I don't think two people could have been happier than we have been."

Uma tradução livre da carta seria:

"Meu querido, estou certa de estar ficando louca novamente. E sinto que desta vez não vou aguentar passar por estes momentos terríveis novamente. E não devo conseguir me recuperar desta vez. Comecei a escutar vozes e não consigo me concentrar. Então resolvi fazer o que parece ser a melhor coisa no momento. Você me deu a maior felicidade possível. Você foi, de todas as maneiras, o máximo que uma pessoa pode ser. Eu não acho que duas pessoas podem ser felizes como fomos até sermos atingidos por esta doença terrível. Não posso mais lutar. Eu sei que estou estragando a sua vida e que, sem mim, você poderia trabalhar. E você vai, tenho certeza. Vê, eu nem consigo escrever isto de maneira correta. Eu não consigo ler mais. O que eu quero dizer é que devo toda a felicidade de minha vida a você. Você tem sido extremamente paciente comigo e incrivelmente bom. O que eu quero dizer é que - todos sabem. Se alguém pudesse me salvar, seria você. Tudo acabou para mim exceto a certeza de sua bondade. Eu não posso mais atrapalhar a sua vida. Não acredito que duas pessoas possam ser tão felizes como nós fomos"

De alguma forma, dá para perceber uma certa confusão no texto, o que o deixa ainda mais real e emocionante. Achei superfofo e romântico.. Nesta parte do filme, já estava me acabando de chorar.... Além da carta, o filme usa partes de cartas e diários escritos por Virginia Woolf, enriquecendo o filme e reafirmando o que ela procurou passar no romance "Mrs Dalloway". Algumas passagens eram lindíssimas e anotei duas incríveis que, de uma certa maneira, resumem o espírito de todo o filme:

" To look life in the face
Always to look life in the face
And to know it for what it is
At last, to know it
To love it for what it is,
And then.. to put it away"

Encarar a vida de frente,
Sempre encarar a vida de frente
E conhecê-la, como ela é
Pelo menos, conhecê-la
Amá-la pelo que ela é
E então.. deixá-la de lado

E a frase que deu origem ao título do filme

"Leonard, always the years between us
Always the years,
Always the love,
Always.. the hours"

Leonard (o nome do marido dela), sempre os anos entre nós,
Sempre os anos,
Sempre o amor
Sempre.. as horas

Lindo, né?! O filme é extremamente poético e, na minha opinião, um clássico atemporal. Super recomendo..No meu blog, o moda2ponto0 coloquei um post sobre o livro Mrs Dalloway.. Leia aqui

Para assistir em: DVD

Para assistir com: sozinho ou com alguém especial

Batatômetro: Imperdível

Um comentário:

  1. Excelente filme mesmo, Fabio. Na minha opinião, a melhor atuação de Nicole Kidman. Meryl não vale, ela está sempre fenomenal. Grande elenco mesmo. Adoro Toni Colette, acho ela sensacional.

    Parabéns pela excelente análise e recomendação.

    ResponderExcluir