terça-feira, 28 de junho de 2011

Cisne Negro

Black Swan
Drama | 2010
Assistido em casa em DVD


Quando Darren Aronofsky pintar nos créditos como diretor de um filme, prepare-se para uma viagem visual, mergulhar nos personagens de uma forma absurdamente visceral. Se você assistiu a “O Lutador”, que trouxe de volta Mickey Rourke, sabe bem o que é isso. Se não bastar, o psicodélico “Réquiem Para Um Sonho” cumprirá a função.

O “Cisne Negro” que dá título ao filme é a contraparte do Cisne Branco, dois personagens de uma montagem de balé de “O Lago dos Cisnes”, espetáculo concebido no filme pelo diretor artístico Leroy (Vincent Cassel), que precisa escolher uma bailarina fora de série para substituir uma grande estrela que está se despedindo dos palcos (bem interpretada por Wynona Rider) e protagonizar a nova montagem, interpretando tanto a formosura do Cisne Branco, símbolo de graça e pureza, e o poder de sedução do Cisne Negro, que simboliza malícia e sensualidade.

A incumbência da desafiadora tarefa é delegada à Nina (Natalie Portman), uma bailarina extremamente dedicada e muito técnica, que consegue facilmente interpretar o Cisne Branco, já que conhece o balé enquanto aprendizado e disciplina, mas que se perde em sua mente atormentada quando precisa incorporar o Cisne Negro, já que este é mais ligado ao mundo das sensações e dos desejos. Com a cobrança sufocante da mãe, uma ex-bailarina, Nina entra em parafuso ao longo da preparação do espetáculo, começa a ter alucinações, e o filme mergulha com ela em um universo subjetivo cada vez mais delirante.

E foi neste jogo de contrastes e opostos que a belíssima Natalie Portman colocou seu nome no Hall da Fama de Hollywood, amealhando a estatueta de Melhor Atriz por sua fascinante entrega em “Cisne Negro”, no que talvez tenha sido o Oscar mais merecido em 2011.

Compre a sua passagem sem medo e prepare-se para mais uma viagem intensa!

Para assistir em: DVD
Para assistir com: o(a) parceiro(a) ou amigos, mas sozinho(a) também rola.
Batatômetro: Ótimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário