segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Melancolia

Melancolia
Lars Von Trier




Sim, criei coragem e assisti ao filme "Melancolia".. Digo coragem porque alguns filmes do Lars Von Trier dão um pouco de medo por serem muito pesados e difíceis como, por exemplo, "Dançando no Escuro" que assisti e "Anti Cristo" que não tive coragem.

Só o título do filme já mostra que não se trata de um filme fácil.. é um tema complexo, difícil, sobretudo se tratado por um diretor como Lars Von Trier que, invariavelmente, leva as coisas para o lado mais sombrio e negativo. Mas Melancolia é sim um filme bonito e muito intrigante.

O principal do filme é o sofrimento da personagem principal Justine que passa por momentos extremamente felizes, se considerarmos os padrões "comuns" ou "ordinários" de felicidade da sociedade atual: ela está casando com um homem lindo (lindo mesmo !!) e superfofo. A cerimônia é simplesmente linda, praticamente um casamento de sonho, bancado pelo cunhado rico. E, além do casamento, Justine também é bem sucedida profissionalmente, sendo, inclusive, promovida no trabalho.

Isto não vale de nada frente ao sentimento de depressão que Justine sente e que, inclusive, parece aumentar a cada vez que mais coisas "felizes" acontecem em sua vida, como se fosse uma resposta irônica ao conceito comum de felicidade, disseminado na sociedade.

O final do filme é bem trágico mas é intrigante pois nos leva a pensar sobre a fragilidade da vida e os nossos verdadeiros sentimentos em relação a ela.. Acho difícil acreditar que o único caminho verdadeiro está na tristeza e na destruição como está no filme.. nunca fui muito dado a estes pensamentos realistas e pessimistas. Prefiro pensar em termos uma vida consciente, conforme o conceito do Eterno Regresso que diz que temos que viver a vida de forma que, se fossemos infinitamente levados a retornar e viver a vida novamente, viveríamos tal qual ela foi vivida. Assim, se o mundo acabar daqui um milhão de anos ou amanhã podemos partir sem muitos arrependimentos...

Mas o filme é imperdível.. as imagens e as atuações são incríveis ! Um superfilme!








2 comentários:

  1. Também sempre fico com um pé atrás sem saber o que esperar quando sei que um filme é deste polêmico diretor. Assisti ao "Anticristo", que você não teve coragem de ver, e achei realmente bem pesado.

    A cena do início, por exemplo, é de uma tragédia poética difícil de achar semelhante. São inquietantes mesmo as obras do Lars.

    Gostei dos seus comentários e agora me animei para assistir a este novo filme, mas preciso estar no humor primeiro... rsrs

    Abraços =)

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena ver o filme.. é incrível !

    ResponderExcluir